terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bauhaus & Topographie des Terrors

Ontem fui ver estas duas exposições. A primeira "Modell Bauhaus" é paga e é no Martin Gropius Building perto da Potsdamer Platz. É a maior exibição do género feita até hoje. O Wikipédia explica o que é:

A Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
 Basicamente são objectos/construções práticos e simples. O IKEA é baseado nisto.

Depois fui (pela segunda vez) ver uma exposição chamada "Topographie des Terrors" que é mesmo ao lado da anterior, muito perto do Checkpoint Charlie. Mas esta é grátis e ao ar livre.
Fica no local onde era o quartel general da Gestapo e da SS durante o regime Nazi. Consiste em fotografias da guerra, da opressão aos judeus e de alguns encontros politicos. Ainda é possivel ver algumas ruínas do edificio oiginal, onde foram presas e torturadas muitas pessoas. Agora estão lá a construir um museu.

Como mais uma vez não levei máquina ficam aqui algumas fotos que encontrei na net :p

Bauhaus


 Martin Gropius Building

 



Topographie des Terrors



 



Hoje está a chover... :( e parece que vai continuar assim nos próximos dias...

Amanhã o meu irmão e a minha tia vêm cá visitar-me! Vão ficar até segunda. Vão ter azar é com o tempo...não vai ter metade da piada...Lá vou eu fazer de guia turistico mais uma vez :p Mas desta vez já conheço melhor a cidade :)

Agora vou ver se arranjo um colchão e uns edredons para eles dormirem!

0 comentários: