quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Na escola...

Estava à espera que aqui a universidade fosse melhor....mas até agora acho que é a mesma coisa. Pelo que tenho visto eles têm os mesmo problemas que nós...e às vezes  até mais...A única diferença são mesmo os alunos. Mas vamos por partes.

Numa das minhas primeiras aulas havia tanta gente que a sala não chegava para todos....mesmo depois de terem ido buscar mais cadeiras havia gente de pé e pessoal que teve que ir embora porque era impossível ver e ouvir alguma coisa. Eu pensei que aquilo era um caso isolado...até ver uma espécie de manifestação no átrio do pavilhão principal. Alguns alunos montaram tendas de campismo e colocaram uns cartazes com frases do género "Quero um lugar nas aulas". Pelos vistos é um problema comum. Mais alunos que lugares.
 Numa outra cadeira houve uma grande confusão com o horário....Não é nada que não esteja muito habituado, mas vinha com uma ingénua esperança de que aqui as coisas funcionassem melhor...pelos vistos não. Em relação às condições materiais, é a mesma coisa. Não noto diferença. Em relação aos professores também não. Talvez seja só em Berlim, não sei. Talvez no oeste da Alemanha como são muito mais ricos e têm muito menos problemas sociais as coisas funcionem melhor...

Em relação aos alunos....Para começar são mais velhos! Eu sinto-me sempre o mais novo.... Uma das razões é porque aqui eles têm que fazer serviço militar obrigatório. E  também muitos terminam o secundário só com 19 anos. Uma outra razão é mesmo a atitude. Nós quando terminamos o secundário vamos a correr para  universidade e queremos acabar o mais depressa possível para poder trabalhar  e ganhar dinheiro. Aqui não é tanto assim. Muita gente prefere trabalhar uns anos primeiro ou ter outras experiências, como por exemplo voluntariado no estrangeiro etc. Aqui há muita malta com mais de 25 anos. Mas mesmo muitos.
Outra coisa gira é que eles, pelo menos na minha universidade, podem começar em qualquer semestre. Nós começamos em Setembro. Eles podem iniciar o primeiro ano de estudos no segundo semestre. O que contam são os semestres. Aqui nunca me perguntam "Em que ano estás?", mas sim "Em que semestre estás?".
Outra  coisa diferente é o dinheiro. A Alemanha é um dos países que menos investe na educação. Isto é um bocado irónico. Eles não têm recursos naturais nenhuns. Tudo o que têm são as "mentes", as ideias. No entanto não investem nisso....O governo não dá qualquer apoio aos estudantes. Apenas oferece aqueles empréstimos com taxas de juros baixas. Por isso quase todos os estudantes trabalham. Eles acham sempre estranho quando digo que tenho 22 anos e estou a acabar e não trabalho. Aqui isso não acontece!

O ambiente na universidade também é diferente. É menos "infantil". É mais sério. Por um lado por a média de idades ser mais elevada e por outro como a maioria trabalha para pagar os estudos, a atitude é mais séria...menos "desportiva"...

Eu estou a tentar fazer 4 cadeiras + curso de alemão. Eles aqui têm essencialmente dois tipos de aulas: Seminars e Vorlesung. Os Seminars são aulas que basicamente são dadas pelos alunos, o prof só serve de moderador. Cada aluno tem que preparar um tema específico e apresentar a turma. Depois há uma discussão do assunto. Os Vorlesung, são tipos as nossas aulas. Incluem teórica e prática. Eu só estou a fazer Vorlesungs. Um de teoria de jogos, um de criptografia, um de automatus celulares e outro de redes e telecomunicações. A avaliação é basicamente a mesma. Exame. Mas para ter acesso ao exame é preciso fazer qualquer coisa. Numa basta assistir a 85% das práticas. Noutras tenho que entregar exercícios todas as semanas. Noutras à um teste. Criptografia tem um projecto também....Mas vou ter 4 exames em Fevereiro...e acho que todos em dias consecutivos....E se não passar em Fevereiro acho que há uma espécie de segunda época em Março/Abril. Mas ainda tenho que me informar melhor. Duas delas são em inglês e duas em alemão. Mas numa das que é em alemão, os acetatos são em inglês, por isso dá para acompanhar.

0 comentários: